Palestra Gratuita (02.07.2016): Desenvolvendo a resiliência por meio de coaching

 

PALESTRA GRATUITAResiliência é o próprio ato de ‘tricotar recursos profundos’ para superar adversidades, para além da capacidade de organizar estratégias de enfrentamento racional.

Boris Cyrulnik

Apresentando de modo breve o coaching em resiliência

O coaching se tornou muito popular e, normalmente, está focado em atingir objetivos e metas que almejamos, mas não alcançamos com facilidade. O coaching que realizo – Coaching em Resiliência (Coaching Cognitivo Comportamental ou CCC) – no entanto, não combina tanto com esse viés.

Desenvolvido pela SOBRARE – Sociedade Brasileira de Resiliência – baseado em estudos científicos de mestrado e doutorado do Dr. George Barbosa – tem por referenciais teóricos a teoria da Terapia Cognitiva, a Psicossomática e a Psicologia Positiva.

Tal processo tem por principal enfoque o desenvolvimento da resiliência, ou seja, da flexibilidade do indivíduo frente ao stress. Consiste num processo de identificação e desbloqueio de padrões cognitivos de pensamento e comportamento que dificultam o alcance de objetivos. Nosso desafio é trabalhar num contexto focado apenas em melhorias, expresso em fundamentos positivos, construtivos e não-corretivos.

É realizada uma reestruturação de pensamentos e crenças por meio de técnicas como o formulário (crenças autolimitantes versus crenças propulsoras) que nos concedem informações sobre características do coachee, sempre baseadas em seu autoconceito, tais como:

* atributos * habilidades * desempenho pessoal * relacionamentos * atitudes * valores * ideais * níveis de stress * resiliência

 

Instrumentos do Processo do Coaching em Resiliência

Um desses instrumentos é o Quest_Resiliência (mapeamento dos sistemas de crenças de um indivíduo que se encontram relacionados à sua condição de ser resiliente, por meio da identificação e compreensão do modo como este acredita lidar com as situações adversas).

Comporta as crenças em oito categorias denominadas “Modelos de Crenças Determinantes (MCDs)”. São eles:

 

** Autocontrole  ** Autoconfiança  ** Leitura Corporal  (Indivíduo consigo mesmo)

** Empatia  ** Conquistar e Manter Pessoas  (Indivíduo com o outro)

** Análise de Contexto  ** Sentido de Vida  ** Otimismo para com a Vida (Indivíduo com o meio e com a vida)

 

Ao final, são identificados padrões comportamentais de enfrentamento à situação estressora – passividade, intolerância ou equilíbrio da resiliência –, num gradiente de resiliência que nos permite averiguar como ocorre aí sua flexibilidade versus vulnerabilidade. E assim, fornece-nos dados para uma ação interventiva e conjunta frente à melhoria de performance.

Cabe considerar que a condição de resiliência que buscamos com este processo aciona em nós áreas que mobilizam crenças profundas, tais como: a capacidade de resolução de problemas, sentir-se amado, ver-se interessante para outras pessoas, administrar-se emocional e corporalmente, entre outras.

 

Depoimentos de coachings de sucesso:

Seguem aqui dois depoimentos de coachees que fizeram o coaching em resiliência e se beneficiaram desse processo:

Depoimento de um coaching de sucesso

Mais um depoimento de coaching de sucesso

 

Contate-me:

Que tal me enviar um e-mail (crifmonteiro@gmail.com) para falar sobre quais são os seus desafios e dúvidas ou mesmo para se inscrever na minha próxima palestra e eu poderei lhe mostrar como o processo de coaching em resiliência pode alavancar comportamentos positivos e flexibilidade frente ao stress.

Um grande abraço,

Cristina Monteiro – Psicóloga Clínica (PUC-SP), Psicopedagoga (Instituto Sedes Sapientiae), Coach em Resiliência pela SOBRARE (Sociedade Brasileira de Resiliência) e Palestrante (Ponto de Palestras e Treinamentos). Atende em psicoterapia (abordagem psicanalítica) e coaching. Autora de diversos artigos corporativos e científicos, livros e deste blog. Budista, apaixonada pela vida, pelas reflexões e pelas palavras que contornam e elaboram novas possibilidades de existir.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário